O RACISMO NÃO É SOBRE O OUTRO

Por Clariza Rosa*

O racismo não é sobre o outro. É sobre você, pessoa branca.

Por mais legal, amável, coração bom e boas intenções que você tenha, isso não te exime de ser racista. O racismo não está no seu caráter, ele é um comportamento social. Você pode ser uma pessoa boa de coração e continuar sendo racista.

No seu ciclo de amigos, tem pessoas negras?

Eu realmente acredito que algumas chaves só viram com a convivência. Veja bem, não digo que você vai SABER o que é sofrer racismo, mas isso certamente te atravessa mais conforme você tem pessoas negras na sua vida. É fácil, em alguma medida, culpar seu trabalho por não ter pessoas negras por perto. Mas e você? Tem pessoas negras no seu ciclo íntimo? Isso é um problema seu.

Quebre o silêncio que te protege. Traga o constrangimento à tona.

Todas as vezes que você não se posiciona, o racismo avança. Não adianta respostar 700 textos se você não faz a diferença. Teve ato ontem em cidades como o Rio de Janeiro. Você podia ir? Por que não foi? Crie uma barreira de não propagação do racismo, esteja em posição de vulnerabilidade.

Olhe para a sua cidade. A polícia mata preto todo dia.

Se você não sabe dessas mortes, se elas não chegam até você, você está escolhendo se afastar.

“Ah, mas eu não tenho amigos nessas áreas.”

Isso é um problema seu. Se nos lugares onde você está todos são iguais a você, você está no lugar errado.

Não seja o branco salvador, também não seja o branco que não faz nada. Todos os dias pessoas negras vivem na iminência da morte. Todos os dias, pessoas negras morrem no Brasil. Se você pode viver aqui, trabalhar, relacionar sem que sua vida seja atravessada pelo racismo e por questões de classe, parabéns! Você faz parte do seleto grupo de privilegiados (brancos, para não deixar dúvida).

Clariza Rosa é publicitária e co-fundadora da Silva Produtora