O (RE)COMEÇO – até o dia em que o amanhã será hoje

Por Nathália Oliveira*

Hoje, dia 20 de maio de 2019 é o recomeço oficial das atividades deste Projeto que, finalmente, tem uma casa para chamar de sua.

E podemos dizer que 2019 é o ano em que todo mundo está se perguntando: “por onde começar?”. É tanta informação, tanta distorção, tantos retrocessos e avanços que fica difícil escolher o foco, manter a discussão em uma única pauta, se aprofundar em qualquer assunto.

A internet tem seu lado maravilhoso (indiscutível e irrevogável) de expandir o nosso mundo. Mas também tem seu lado sombrio em que preconceitos vêm à tona e muitas vezes discussões necessárias se tornam improdutivas.

E aí entra a pergunta: se este é o recomeço deste Projeto, por onde devemos começar? Qual pauta abordar? Quais prioridades estabelecer?

Não existe resposta certa. E essa é mais uma das maravilhas do mundo virtual. Aqui podemos estabelecer o nosso ponto de vista, abrir o nosso espaço e fazer nosso caminho ao caminhar.

O Projeto Mulheres Poderosas tem uma missão muito clara: contar histórias de mulheres inspiradoras. Quem são essas mulheres? Todas. Entendemos que ser mulher em uma sociedade tão machista exige luta e coragem, e todas temos nossa contribuição a dar.

Por isso, vamos começar por priorizar a exaltação de mulheres com ações de impacto. Por valorizar o trabalho delas em todos os setores. Por levantar a bandeira da união entre elas. Por ocupar um espaço que sempre deveria ter sido feminino e que nunca mais deixará de ser.

Nosso recomeço se inicia pelo feminismo prático, vivo e futurista: histórias das mulheres de ontem, hoje e amanhã que serão contadas até o dia em que a luta feminista não seja mais necessária, pois o mundo que sonhamos será real.

Hoje, dia 20 de maio de 2019, recomeçamos até o dia em que o amanhã desejado atenda pelo nome de hoje.

Nathália Oliveira vive de contar histórias e é a criadora deste projeto.
@nattholiveira