

Fotógrafa: Odila Coelho Braga
Monica
NOVOS OLHARES: LISBOA
A Monica está passando por uma das maiores mudanças da sua vida. Há nove meses, deixou o Rio de Janeiro para morar com o marido em Lisboa. E um dos maiores desafios tem sido trazer o seu trabalho para a capital portuguesa.
Bailarina de formação, terapeuta corporal e gerontóloga, a Monica promove encontros de mulheres em que dá aulas de pompoarismo, meditação e rituais do sagrado feminino.
Pompoarismo é uma prática que trabalha os músculos do períneo e o assoalho pélvico, e que, na maioria das vezes, é relacionada com a atividade sexual, mas seus benefícios vão para além disso.
A prática, nascida na Índia, começou como um ensinamento passado de mãe para filha. O fortalecimento dos músculos da região íntima da mulher previne uma série de problemas como a queda do útero, a incontinência urinária e outras mudanças que vêm com a menopausa. No ato sexual, o pompoarismo é importante para a lubrificação e para o aumento do prazer da mulher.
Com um trabalho tão específico e considerado tabu, a Monica abraça a responsabilidade de desmistificar muitas coisas e incentivar mulheres a conhecerem e explorarem o próprio corpo. Segundo ela, essa é a melhor forma de nos conhecer e nos apropriar de quem verdadeiramente somos.
Para a Monica, mulher poderosa é aquela que se escuta e tem a intuição como sua maior aliada.
Monica é uma feminista que guia mulheres ao encontro de si mesmas.